Vinhos de altitude
Quando procuramos o lugar ideal para implantar nosso projeto vitivinícola, tínhamos em mente encontrar a melhor região com possibilidades de mostrar que é possível produzir vinhos de grande qualidade no Brasil. A região pela qual optamos, depois de avaliar por quase quatro anos, foi a Serra Catarinense, mais precisamente, São Joaquim, conhecida nacionalmente pelo frio e pela qualidade de sua maçã.
A altitude é uma das variáveis que influenciam o clima. A latitude, a distância do Oceano Atlântico, a proximidade com rios e cadeias de montanhas também determinam a direção dos ventos, a umidade, a neblina, o granizo, a geada e até a neve. Além das imponderáveis explosões solares a que estamos sujeitos. E todas estas condições são variáveis e precisamos analisar as séries históricas para saber definir o local ideal, considerando ainda questões econômicas e de logística.
O lugar que escolhemos, na Latitude 28° 13’ e Longitude 49°59', no município de São Joaquim, tem altitudes variando em 1.230 e 1.300 metros sobre o nível do mar. A distância exata de 100 km do Oceano Atlântico e 23,4 km do Rio Pelotas, divisa com o Rio Grande do Sul, sempre em linha reta, determinam um clima com chuvas entre os meses de junho e novembro. No início deste período o frio determina a dormência das plantas e partir do final de agosto e início de setembro, a chuva contribui para a brotação das videiras.